Ceasa inicia trabalho de caracterização dos hortigranjeiros

11 de setembro de 2012 - 11:00

Os produtos serão classificados quanto ao tamanho, peso, coloração, origem e variedades

 

A Centrais de Abastecimento do Ceará iniciou no mês de agosto as primeiras atividades em busca da caracterização dos produtos comercializados na unidade de Maracanaú.

O trabalho tem como objetivo principal identificar as peculiaridades do mercado cearense de abastecimento alimentar no que se refere às características dos hortigranjeiros e a linguagem utilizada pelos agentes e consumidores que o fazem.

Os produtos serão classificados quanto ao tamanho, peso, coloração, origem e variedades. O estudo contempla um processo que segue as seguintes etapas:

Todas as frutas e hortaliças passarão por esse processo e após a conclusão do trabalho, que tem previsão de 6 meses, os comerciantes e consumidores terão identificados a qualidade e as variedades dos hortigranjeiros, o que facilitará o processo de compra e venda no mercado cearense.

Outra vantagem é estabelecida em relação aos produtos típicos do Estado. A caracterização desses itens torna mais fácil a disseminação desses alimentos em outros mercados. Além disso, internamente, o trabalho também contribuirá para o corpo técnico traçar o mapa e a linguagem específica do setor e do mercado em questão.

A iniciativa

O início do trabalho foi fruto da visita técnica dos representantes Rogério Aguiar, da Abracen, e David da Conceição, da Ceasa Minas, realizada no final do mês de julho. Os técnicos apresentaram o Projeto Caracterização Comercial de FLV aos diretores e colaboradores do Ceará que abraçaram a idéia.

A divulgação do Projeto de caracterização dos produtos comercializados está sendo realizada, inicialmente, nas maiores centrais de do Brasil e pretende ser expandida para as demais unidades.

Assessoria de Impresa Ceasa Ceará
Raissa Karen – (85) 3299.1701 | 8803.5121
imprensa@ceasa-ce.com.br