Novo Servidor de Colaboração ZIMBRA

28 de agosto de 2012 - 03:00

A Centrais de Abastecimento do Ceará – CEASA, mais uma vez segue as tendências do estado e motivado por melhorias, fez um upgrade de sistemas em seu parque tecnológico trocando seu servidor colaborativo “Qmail/Horde” por “Postfix/Zimbra”.

 

O que é e como funciona o Zimbra

 

O Pacote de colaboração Zimbra é um aplicativo completo de mensagens instantâneas e colaboração que oferece recursos de e-mail, listas de endereços, calendário, serviço de agenda, listas de tarefas, entre outros.

No webmaill, além de escrever, enviar e responder mensagens de e-mail com as opções padrão de um webmail, ainda é possível buscar nas mensagens de e-mail e anexos por um determinado texto ou características em particular. E mais: criar pastas, marcadores e filtros para organizar seus e-mails e rotear os e-mails recebidos para pastas designadas, delegar permissão para visualizar ou gerenciar suas pastas de e-mail entre outras diversas vantagens.

Na lista de endereços, é possível criar e gerenciar várias listas, importar e exportar listas de contatos e compartilhar listas de endereços pessoais. O Zimbra permite também criar e gerenciar várias agendas, criar compromissos, reuniões e eventos, delegar permissão para visualizar ou gerenciar as agendas, além de possibilitar a visualização das programações de ocupado/livre dos participantes ou recursos.

Nas tarefas,  é possível criar várias listas, criar tarefas a fazer adicionar anexos a elas, gerenciar uma tarefa, definir a prioridade e acompanhar o andamento, além de delegar permissão para visualizar ou gerenciar as listas de tarefas.

Para administração das contas de e-mail, o Zimbra possui uma poderosa ferramenta para gerenciamento das contas por domínio, definição de perfil de acesso dos usuários, configuração de classes de serviço, administração das cotas e infra-estrutura, status e estatísticas dos servidores, controle de filas de e-mail, entre outras diversas configurações que auxiliam na sua completa administração.