Permissionários que doam para o Mais Nutrição ganham homenagem da SPS

13 de dezembro de 2023 - 16:14

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing Ceasa-CE Fotos: Epitácio Moura

 

Para agradecer e celebrar com os permissionários da Ceasa-CE a doação de mais de  três milhões de quilos de alimentos que chegaram à mesa daqueles que mais necessitam, a Secretaria da Proteção Social (SPS) realizou na manhã desta quarta-feira (13) um café da manhã, onde os permissionários receberam certificados de reconhecimento pela colaboração com o Programa Mais Nutrição, política pública implantada pelo Governo do Ceará para enfrentamento à insegurança alimentar no Estado do Ceará.

Presentes ao evento, a secretária da SPS, Onélia Santana, titular da SPS, o presidente da Ceasa-CE, Tin Gomes, os diretores Tarcísio Nélio, João Paulo Bezerra e João Vianey Ramos,. o chefe de gabinete Marcelo Holanda e o presidente do Instituto Agropolos, Neto Rebouças.

Dentre os alimentos doados, frutas e hortaliças são transformadas em sopas e polpa de frutas, que chegam à mesa de quase 30 mil pessoas, a partir do trabalho de 134 entidades comunitárias e cozinhas sociais, reduzindo a fome de famílias nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A partir dos alimentos excedentes, os itens são processados e distribuídos diariamente às entidades beneficiadas.

Como funciona

A operacionalização do Mais Nutrição ocorre em dois bancos de alimentos (in natura), uma fábrica de mix de legumes e duas fábricas de polpas de frutas, uma na Ceasa em Maracanaú e outra na Ceasa Cariri. As frutas e legumes são selecionados criteriosamente, higienizados, processados e distribuídos às entidades comunitárias e cozinhas sociais conveniadas com o Estado. As entidades, que são selecionadas por edital, passam, após a inserção no programa Mais Nutrição, a serem inseridas em outras políticas de segurança alimentar, como o Vale Gás Social. A cada entrega do benefício, cada entidade recebe dois tíquetes que equivalem a duas recargas de botijão de gás.