Preço da acelga cai 40% na Ceasa Maracanaú

28 de janeiro de 2022 - 11:33

Coordenadora de Comunicação e Marketing: Helena Demes Texto: Kélvia Fernandes Foto: Thiara Montefusco

A semana encerra na Ceasa-CE de Maracanaú com a acelga 40% mais barata. O produto saiu de R$ 3,00 para R$ 1,80/kg. A hortaliça é produzida principalmente na região da Ibiapaba em estufas protegidas de insetos e das chuvas intensas. “Esse período é dedicado às volumosas colheitas e distribuição para o mercado local. Além de Tianguá, a acelga tem grande produção em Guaraciaba do Norte, Ubajara, Maciço de Baturité, Quixeramobim, Quixadá e Maracanaú,” destaca Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa-CE.

A acelga é um importante aliado para combater anemias, pois é rico em ácido fólico, ferro e vitamina C. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, concede resistência aos vasos sanguíneos e ajuda na absorção de nutrientes pelo organismo.

A hortaliça também possui vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e pele, e vitaminas do complexo B que atuam sobre o sistema nervoso. O alimento ainda é fonte de fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco, proteínas e carboidratos. As fibras alimentares presentes na acelga atuam sobre o sistema digestivo e facilitam o trânsito intestinal ajudando contra prisões de ventre.