Pitaya tem preço em queda na Ceasa em Maracanaú

26 de janeiro de 2022 - 10:56

Helena Demes Coordenadora de Comunicação e Marketing Ceasa-CE Texto: Helena Demes Foto: Thiara Montefusco

Também conhecida como “fruta dragão” devido à sua casca, a pitaya está com seu preço em queda no entreposto da Ceasa em Maracanaú, onde pode ser encontrada entre R$ 14,00 a R$ 18,00/kg, pois se encontra em plena safra, que vai de dezembro a maio. A fruta é nativa de regiões da América Central e também cultivada na China, no Brasil e em Israel.

“Com grande produção no estado do Ceará, especialmente na região do Cariri, no munícipio de Juazeiro do Norte, em Palmácia, no Maciço de Baturité, temos vários produtores de pitaya também em Russas, Limoeiro do Norte e na região da Ibiapaba, no município de São Benedito” explica Odálio Girão, analista de mercado da Ceasa-CE.

Dentre os inúmeros benefícios que possui para a saúde, a pitaya ajuda nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo, por possuir grandes quantidades de fibra. Os oligossacarídeos presentes na pitaya aumentam a produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais.

A pitaya também possui alto teor de água, que está envolvida em processos vitais no nosso corpo, tais como: absorção de nutrientes, melhora da filtração renal e hidratação. Além disso, a água presente na fruta é altamente nutritiva, pois possui vitaminas e minerais.