Mais Nutrição recebe mais de 22 toneladas de mangas apreendidas pela Polícia Civil

16 de julho de 2020 - 17:54

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing- Ceasa-CE Texto: Ascom SSPDS Fotos: Ariel Gomes

Mais de 22 toneladas de manga do tipo exportação, oriundas do Vale do São Francisco e que foram apreendidas em uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), foram doadas ao Programa Mais Nutrição, na manhã desta quinta-feira (16), no entreposto da Ceasa em Maracanaú. Participaram do ato, os delegados titular e adjunto da DRFVC, Diego Barreto e Adriano Félix, respectivamente, e o presidente da Ceasa-CE, que também é coordenador do Mais Nutrição, Maximiliano Quintino.

Essa é a segunda vez que a Polícia Civil doa um carregamento de frutas apreendido pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) ao programa, que visa a segurança alimentar e nutricional de crianças atendidas por entidades cearenses. Em outubro de 2019, a PCCE doou 3.360 caixas também de mangas, que grupos criminosos utilizariam para esconder substâncias entorpecentes.

“Agradeço a força-tarefa da Polícia Civil, que, com dedicação e empenho, realizou a apreensão dessas frutas. São toneladas de mangas que alimentarão milhares de crianças e jovens cearenses. Precisamos garantir a segurança alimentar e nutricional de quem mais necessita e é isso que vem fazendo o Programa Mais Nutrição”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Os alimentos foram apreendidos pela DRFVC durante uma operação deflagrada no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, no último dia 2 de julho. Durante a ação, investigadores da especializada chegaram a um contêiner contendo mais de 22 toneladas da fruta. Entre uma caixa e outra, os suspeitos escondiam 60 quilos de cocaína, que seguiriam para a Europa. Um mineiro e um pernambucano foram presos pelos policiais civis. Um caminhão, que realizaria o transporte, também foi apreendido.

Após representação da Polícia Civil para a doação da carga alimentícia, o Poder Judiciário deferiu o pedido. A união de esforços permitiu que a ação transcendesse a área investigativa e novamente contemplasse milhares de crianças e adolescentes que são atendidos pelo Mais Nutrição.

“Quero destacar a contundência dessas investigações, pois o objetivo da Polícia Civil é descapitalizar o crime organizado e essa ação foi, sem dúvidas, mais um baque nas organizações criminosas. Então, com a apreensão desse carregamento de fruta, nós aproveitamos para requerer, junto ao juiz competente, a expropriação da carga. Com a decisão, tivemos a oportunidade de ajudar ao Mais Nutrição pela segunda vez”, destaca Diego Barreto, delegado titular da DRFVC.

O Mais Nutrição em números

O Mais Nutrição integra o Programa Mais Infância Ceará e é realizado pelas secretarias de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Desenvolvimento Agrário (SDA) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE) e Instituto Agropolos do Ceará. A iniciativa, que completou um ano no último dia 25 de junho, já distribuiu mais de 400 toneladas de alimentos que ajudaram a enfrentar a fome e promover segurança alimentar de 23.300 cearenses em 25 municípios, além de combater o desperdício de alimentos.

Após a entrega das mangas, o presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino, recepcionou em seu gabinete, os delegados titular e adjunto da DRFVC, Diego Barreto e Adriano Félix, para agradecer-lhes pelas doações e pela parceria.  “É importante destacar essa parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará, pois é a segunda vez que eles direcionam essas doações ao nosso programa, que tem toda uma parceria institucional dentro do Governo e é conduzido pela nossa primeira-dama, que tem os olhos voltados ao Mais Nutrição. Com toda certeza, muitas crianças carentes e pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com essas doações”, pontuou Maximiliano Quintino.