Ceasa zera número de assaltos no entreposto de Maracanaú     

16 de outubro de 2019 - 13:03

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketinng - Ceasa-CE Tel: (85) - 3299-1701

Nos últimos seis meses, não houve nenhum assalto no entreposto da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE). O marco se deve à instalação de 26 câmeras de videomonitoramento na área de 38.360 metros quadrados. Também não houve registro de furto de veículos desde abril deste ano e a quantidade de furtos de pessoas caiu 50%. Por dia, 25 mil pessoas circulam no entreposto de Maracanaú e 30% dos furtos no período foram solucionados com a identificação dos criminosos e a restituição dos bens.

Na semana passada, a Polícia Militar efetuou a prisão de dois criminosos que se passavam por policiais civis no local. A abordagem só foi possível com auxílio das câmeras de videomonitoramento. “Temos 16 câmeras Speed Dome com alcance de 360° e outras cinco fixas, além de quatro câmeras na portaria de entrada e uma no acesso ao pátio dos bancos. As câmeras alcançam aproximadamente 500m da área externa do entreposto e todas operam 24h,” destaca o supervisor do Núcleo de Segurança da Ceasa, Sérgio Mendes.

Sérgio Mendes

“O videomonitoramento está ainda ajudando em outras situações, como o acompanhamento do comércio irregular do mercado, descarte ilegal de resíduos, flagrante de pessoas que trazem lixo de fora da Ceasa e uma séria de situações que, agora, estão sendo acompanhadas bem mais de perto,” acrescenta o presidente da Ceasa, Maximiliano Quintino.

Maximiliano Quintino

Trio autuado

Na última terça-feira (8), Francisco Hélder Lopes Gadelha (47) e Luciano Moreira de Oliveira (38), sem antecedentes criminais, foram autuados em flagrante no entreposto ao tentarem se passar por policiais civis em serviço de segurança privada (usurpação de função pública). O contratante seria Dyogo José Brito Teles (32), suspeito de integrar uma organização criminosa e também sem antecedentes criminais.

Ao delegado titular do 14º Distrito Polícia, Aurélio de Araújo Pereira, o suposto empresário confirmou a contratação e justificou informando que estaria sendo ameaçado por terceiros. Após a autoridade policial analisar toda a ocorrência, autuou e deu voz de prisão a Dyogo José Brito Teles pelo crime de concurso de pessoas, uma vez que ele contribuiu para que o crime ocorresse.

Satisfação e tranqüilidade

“Tenho a loja de produtos a granel na Ceasa há um ano e seis meses. Há três meses tentaram arrombar minha loja e não conseguiram. Acho muito válida a iniciativa da Ceasa em colocar o videomonitoramento e também da polícia, que fica direto na ronda”, comemora Ana Paula Ribeiro, proprietária da loja Cantinho das Ervas.

“(As ocorrências) Aconteciam com bastante frequência, (sobretudo) os pequenos furtos em alguns boxes, e o videomonitoramento inibiu bastante essa prática”, destaca o presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assucece), Renato Barroso. “Foi uma iniciativa fantástica! Estou gostando muito e percebi melhorias significativas”, corrobora Jean Marcos Pavarin, da Astro Agrocomercial.

Renato Barroso