Fábrica do Programa Mais Nutrição é inaugurada na Ceasa-CE

25 de junho de 2019 - 16:03

Helena Demes Assessora de Comunicação e Marketing - Ceasa-CE Tel: (85) 3299-1701

Acompanhado da primeira-dama, Onélia Leite de Santana, o governador Camilo Santana inaugurou na manhã desta terça- feira (25), no entreposto da Ceasa em Maracanaú, o Programa Mais Nutrição, ocasião em que foram recepcionados pelo presidente da central de alimentos, Maximiliano Quintino. Na ocasião, também foi inaugurada a fábrica onde os produtos serão desidratados e transformados em sopas e polpas de frutas.

Governador Camilo Santana

Ligado ao Programa Mais Infância do governo do Ceará, o Mais Nutrição vai beneficiar 10.368 crianças e adolescentes atendidos por 91 entidades com sopa e polpa de fruta produzidas através dos alimentos doados pelos permissionários da Ceasa-CE. O Programa está estruturado em três pilares: combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e alimentação saudável e tem o objetivo de manter um banco de alimentos “in natura,” fábrica de polpas de frutas e de alimentos desidratados (mix de legumes/sopas), garantindo alimentação saudável para as entidades que serão beneficiadas.

Camilo Santana destacou o pioneirismo cearense ao tornar essa ideia realidade e a importância que o programa terá para garantir que as novas gerações cresçam se alimentando de maneira adequada. “O projeto, quando estiver com toda sua capacidade operacional, vai fornecer 120 mil refeições por mês. Através de um processo de industrialização feito com alto rigor de controle de qualidade, com nutricionistas, estamos produzindo uma sopa e polpa de frutas para abastecer as entidades que trabalham com crianças e adolescentes. Esta é uma ação pioneira no Nordeste, experiência que vem de Minas Gerais. Não tenho dúvida que vai contribuir e ajudar muito a evitar o desperdício de alimento, garantir segurança alimentar e qualidade na alimentação”, enfatizou o governador.

Na ocasião, o governador Camilo Santana também anunciou a autorização de R$ 1 milhão e 300 mil que serão utilizados em utilizados em melhorias na infraestrutura da Ceasa-CE, beneficiando clientes e permissionários, tais como na parte elétrica, hidráulica, banheiros, pavimentação, dentre outros.

Onélia Santana comentou sobre a necessidade de se cuidar da alimentação dos pequenos cearenses para garantir um futuro saudável a eles. “Nós ainda temos um percentual de crianças desnutridas, mesmo ainda pequeno diante da realidade do passado. Também temos crianças com obesidade por se alimentarem de maneira errada, então a gente precisa garantir a segurança alimentar de todas essas crianças”, disse a primeira-dama.

Primeira-dama Onélia Leite de Santana

Em sua fala, Maximiliano Quintino destacou a importância da instalação do Mais Nutrição na Ceasa-CE. “É um prazer imenso ter todos vocês aqui na Ceasa, neste momento em que lançamos este programa, inovador em todo o Nordeste, que vai contribuir com a alimentação saudável de várias crianças do nosso Estado. Ressalto toda nossa emoção em recebê-los aqui, gratidão imensa ao governador e primeira-dama por acreditarem e apostarem neste Programa,” explicou o presidente da Ceasa-CE.

Presidente da Ceasa-CE, Maximiliano Quintino

Os três primeiros municípios contemplados com o Mais Nutrição serão Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, mas a intenção é que o programa seja ampliado para todo o Estado. Irmã Paulina Cavalcante, coordenadora do Patronato Santana, no Parque Leblon, Caucaia, atende cerca de 500 famílias na instituição e diz que está muito satisfeita com as doações que receberá. “O Mais Nutrição será de grande valia para nos ajudar na alimentação de nossas crianças, adolescentes e idosos. Precisamos dessa ajuda para alimentar nossa clientela de modo nutritivo,” diz ele.

Representantes do Patronato Santana

Vários permissionários da Ceasa-CE abraçaram a causa e farão a doação dos alimentos que seriam descartados por questões meramente estéticas, mas que permanecem apropriados para o consumo humano, com suas características nutricionais preservadas. As polpas de frutas serão produzidas com as mais maduras e que não podem aguardar pela doação “in natura”. Será também produzido um mix para a transformação em sopa através da desidratação de legumes (mandioca, cenoura, batata, abóbora, beterraba), mantendo o teor nutricional dos alimentos e garantindo a proteína, carboidrato e micronutrientes do mix de legumes.

Renato Barroso, presidente da Associação dos Permissionários da Ceasa-CE conta que os associados estão muito satisfeitos em poder contribuir com o Mais Nutrição. “Acho fantástico esse projeto, estamos diretamente envolvidos com ele e no que depender de nós, ele irá se desenvolver cada vez mais,” explica ele.

Fernando Queiroz e sua família são permissionários há 25 anos na Ceasa-CE. Embora não atuem na comercialização de frutas e legumes, eles decidiram apoiar o Programa por meio da associação dos permissionários. “A gente trabalha com frios e a nossa contribuição será através da associação. Aqui na Ceasa temos um desperdício grande com produtos quando eles não são mais comerciais, mas são produtos excelentes para fazer sopa, polpa de frutas, então encaixou muito bem com o Mais Nutrição”, ressaltou.

A fabricação da sopa contará com a doação mensal de 600kg de macarrão do Grupo M. Dias Branco. O mix terá ampla capacidade de atendimento, por ser de fácil e rápido preparo (1Kg de sopa prepara 40 porções) e com validade de um ano para consumo.

Descerramento da placa de inauguração da Fábrica do Programa Mais Nutrição

Idealizado pelo gabinete da primeira-dama, o Programa Mais Nutrição conta com a parceria da Ceasa-CE, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Instituto Agropolos do Ceará.

Fábrica do Programa Mais Nutrição