Acesso à Informação

A Lei Estadual de Acesso à Informação, Lei nº 15.175/2012, institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra e o sigilo a exceção. Sua sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático e para o fortalecimento das políticas de transparência pública. A legislação estadual vem complementar, no âmbito do Ceará, a Lei Geral de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

A mencionada Lei Estadual e o Decreto Estadual n° 31.199/2013 determinam um rol mínimo de informações que devem estar divulgadas proativamente (transparência ativa) nos sítios institucionais dos órgãos e entidades, listadas nesta página. As informações de interesse do cidadão que não estejam disponíveis na forma ativa, podem ser solicitadas clicando nos links disponíveis na guia “Fale Conosco” (transparência passiva).

 

Perguntas Frequentes

 

O que é CEASA?

CEASA é a sigla e denominação popular das centrais de abastecimento, que são empresas estatais ou de capital misto destinadas a promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura a nível de atacado e em uma região.

 

Qual a finalidade da CEASA?

 

A Ceasa foi construída para: · Que todos possam comercializar livremente seus produtos; · Facilitar aos produtores rapidez e mais lucros nos seus negócios; · Facilitar conversas diretas de negócio do produtor com os atacadistas ou varejistas, que são as pessoas que compram seus produtos; · Oferecer espaço onde o produtor e atacadista guarde seus produtos, módulos (pedras) e Box; · Melhorar as maneiras de distribuição e comércio de frutas, legumes e verduras (FLV).

 

Qual o horário de funcionamento da CEASA?

 

A partir do dia 1 de setembro de 2016, das 3h da manhã às 15h. A permissão da entrada de veículos também será alterada com novos horários. Segue as alterações: · Com mercadoria: 24h:00 ( fechado de 17h:00 de sábado à 17h:00 de domingo) ; · Carga e descarga de mercadoria: 02h:00 às 17h:00; · Permissionários e Autorizados: 02h:00 às 17h:00h; · Compradores (clientes 03h: 00 às 15h:00 ).

Como fazer ao chegar na portaria da CEASA?

 

Ao chegar na entrada a pessoa que vem trazendo frutas, legumes e verduras deverá parar e dizer o que está trazendo e depois entrar para vender a quem quiser.

 

Qual o preço que vou vender os meus produtos na CEASA?

 

Você poderá vender pelo preço que quiser. Para lhe ajudar temos site e os boletins diários que é entregue todos os dias no mercado com preços atualizados que estão correndo naquele dia.

 

A CEASA compra os seus produtos?

 

Não. A Ceasa não compra os produtos, ela apenas facilita os negócios e orienta as pessoas que têm alguma dúvida. Disponibiliza espaço para o produtor ou comerciantes comercialize seus produtos.

 

Se eu tiver algum problema na Ceasa, o que devo fazer?

 

Deverá procurar imediatamente os orientadores que resolverão os problemas. Caso não possa, o gerente de Mercado vai resolver com toda certeza.

 

Na CEASA têm comercio varejista?

 

O comercio Varejista acontece em maior intensidade nos sábados onde as donas de casas freqüentam para fazerem suas compras, mas na semana existe um ponto conhecido como o Varejinho ( localizado no GNP Norte).

 

Como Vender na CEASA-CE?

 

Para vender um produto na CEASA/Ce, é preciso falar com o Núcleo de Operações de Mercado – (Diretoria Técnica de Operações) – por meio do telefone (85) 3299-1224 ou email: jose.rocha@ceasa-ce.com.br

Como ter um espaço para vender na CEASA?

Nesse caso é necessário se tornar permissionário em algum das Unidades de entreposto do CEARÁ – para tanto, é preciso acompanhar a abertura de processo licitatório no portal da CEASA-CE: www.ceasa-ce.com.br ou entrar em contato pelo número: (85) 3299-1224.

 

O que é o IPCE que a CEASA divulga todos os meses?

 

A Centrais de Abastecimento do Ceará e a segunda do País a implantar o Índice de Preços dos principais produtos comercializados, que gira em torno de 64 itens.

 

Como é identificado o Produto?

 

Na pesquisa de mercado o produto é identificado por quatro elementos: Grupo – Produto – Variedade e Tipo.

 

Como acontece a formação do preço?

 

Preço mínimo: é o menor preço encontrado para o produto, corresponde às suas especificações.

 

Como é definido a Situação de Mercado no Boletim SIMA?

 

A identificação da situação de mercado de um determinado produto tem como parâmetro a comparação do preço mais comum do dia, com o preço mais comum do dia anterior de funcionamento do mercado. Mercado Firme: (FIR) – quando o preço mais comum do dia é superior ao do dia anterior; Mercado estável: (EST) – quando o preço mais comum do dia é igual ao do dia anterior; Mercado Fraco: (FRA) – quando o preço mais comum do dia é menor que ao do dia anterior; Ausente: (AUS) quando o produto não está presente no mercado, não havendo, conseqüentemente, comercialização do mesmo; Entrada; (ENT) – quando o produto entra pela primeira vez no intercambio e (ou) reaparece depois de ausente e (ou) sem informação.

 

Quais os preços da CEASA Maracanaú?

 

Os preços dos principais produtos da Ceasa Maracanaú estão disponíveis diariamente no site www.ceasa-ce.com.br nas demais Unidades, Barbalha e Tianguá duas vezes na semana de acordo com os dias de feiras nestes mercados. Temos a pesquisa de preços todo o dia no momento do pico da comercialização que vai das 4h00 ás 8h00. Esses preços são tabulados dentro da metodologia nacional e depois são digitados em planilha que gera o boletim diário que enviamos para mais de 600 interessamos, produtores, atacadistas, fornecedores, distribuidores, donos de restaurantes hotéis, empresas do governo, universidades, bancos, empresas agropecuárias, agências de notícias, agencias reguladoras de créditos, empresa de pesquisas que acompanham a inflação (IBGE, FGV, Conab, Banco Central, DIEESE).

 

Quais os principais compradores no mercado atacadista da CEASA/CE?

 

Mercadinhos, restaurantes, hotéis, supermercados, varejistas, quitandas, mercados abertos, feirantes (feiras livres de bairro), consumidores diversos.

 

Para comprar no entreposto é preciso se cadastrar?

 

NÃO. O mercado é aberto para o abastecimento e comercialização, todos os produtores, fornecedores, atacadistas, varejistas e consumidores podem entrar diariamente no mercado.

 

Como faço para visitar a CEASA com grupos de professores, alunos, técnicos, produtores e turistas?

 

Para agendamento de visitas ou palestras entrar em contato com setor responsável, (USIMA) pelo número (85) 3299-1701 ou enviar email para: odalio.girao@ceasa-ce.com.br e fazer agendamento.

 

Quais os períodos de Feiras de Flores no entreposto de Maracanaú?

 

Realizando três feiras de flores no entreposto de Maracanaú: Dia da Mães, Dia dos Namorados e Feira flor de Natal.Local do Evento no espaço de 300 m² entre os Bancos que estão na CEASA

 

Gostaria de fazer estágio na CEASA como faço?

 

Não há vaga fixas de estágio na CEASA/CE. As vagas surgem com a necessidade e solicitação dos diversos departamentos da empresa. Quando há esta solicitação informamos a existência dessas vagas às instituições de ensino conveniadas. Em caso de dúvidas e outras informações sobre estágios contate: (85) 3299-1216 ou enviem e-mail para: belmiro.rocha@ceasa-ce.com.br.

 

A CEASA funciona todos os dias?

 

 Sim. Com exceção do domingo

 

Quais as ações de Responsabilidade Social Realizadas pela CEASAs?

 

Parceria com O Mesa Brasil SESC por meio de uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na área de Segurança Alimentar e Nutricional, com doações dos nossos produtores, fornecedores e permissionários que comercializam no entreposto de Maracanaú, Barbalha e Tianguá, com doações de alimentos a entidades sociais que atendam a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

 

Qual o volume comercializado anualmente na CEASA?

 

É comercializado aproximadamente 540 mil toneladas

 

Quais são os produtos mais comercializados na CEASA?

 

São 22, sendo 11 frutas e 11 hortaliças. Frutas: abacate, abacaxi, banana pacovan, banana prata, goiaba, laranja pêra, maçã nacional, mamão, maracujá, melancia e melão. Hortaliças: abóbora, chuchu, milho verde, pimentão, repolho, tomate, alho, batata inglesa, beterraba, cebola e cenoura.

 

Qual o percentual desses 22 principais produtos sobre o volume comercializado?

 

Em média mais de 70 % da comercialização.

 

Quais as principais Microrregiões que contribuem para essa comercialização?

 

Baixo Jaguaribe, Ibiapaba, Fortaleza e Baturité.

 

Quais os Estados que mais abastecem a CEASA?

 

Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

 

Qual a média anual de lixo produzido na CEASA?

 

 produzido uma média de 6.504,20 toneladas ao ano.

 

Deste lixo produzido qual o percentual de hortigranjeiros?

 

Estima-se que representa cerca de 50% do volume total.

 

 

 

 

 

Relação de Informações Sigilosas

O Comitê Gestor de Acesso à Informação afirma que não existe informação sigilosa referida a Ceasa Ceará.
 

 

COMITÊ SETORIAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO

 

Jośe Valdecir Lima de Sousa 

Supervisor do Núcleo de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, função de Dirigente.

Contato 32991210

E-mail: valdecir.lima@ceasa-ce.com.br

 

Cláudia Trindade Corrêa Lopes

Assessora de Controle interno

Contato: 32991274

E-mail: claudia.lopes@ceasa-ce.com.br

 

Dalva Uchôa Lima de Medeiros.

Ouvidor Setorial

Contato: 32991200

E-mail: dalva.medeiros@ceasa-ce.com.br

 

 

Odálio Girão de Almeida.

Supervisor Setorial de informação de mercado.

Contato: 32991200

E-mail: dalva.medeiros@ceasa-ce.com.br